Como validar os saldos de suas contas financeiras
Para garantir uma contabilidade exata para a sua empresa, sugerimos que você valide as suas contas financeiras antes de liberar os dados para o seu contador.
Validar os saldos das suas contas financeiras
Para validar os saldos das suas contas financeiras, siga estes passos.
- Obtenha do seu banco um extrato bancário.
- Abra a tela Movimentações.
Para abrir a tela Movimentações, clique em Movimentações no painel de navegação.
Para obter mais informações, consulte Movimentações.
- Selecione uma conta bancária no primeiro campo de filtro.
- No filtro Data, selecione a data final do seu extrato bancário no campo Até .
- Espere o OnBalance aplicar o filtro.
- Verifique o seu saldo no canto superior direito da tela.
Se o seu saldo for um valor igual ao valor total do seu extrato bancário, seu saldo está validado. Do contrário, você vai precisar auditar as movimentações listadas abaixo até descobrir o que está faltando ou que não deveria ter sido carregado no OnBalance.
Se o saldo no OnBalance não for igual ao saldo do seu extrato bancário, experimente alterar o filtro para a data em que você fez a auditoria anterior - ou de quando você tem um outro extrato bancário – e verifique se o novo saldo corresponde ao saldo do seu extrato bancário. Se não forem iguais e apresentam a mesma diferença, significa que o erro de movimentação é anterior à data do filtro. Se forem iguais, significa que o erro de movimentação é posterior à data do filtro. Essa técnica facilita encontrar o problema.
Validar os saldos das suas contas de caixa
Para validar os saldos de uma conta de caixa, siga estes passos:
- Totalize quanto dinheiro você tem em uma determinada conta de caixa.
- Abra a tela Movimentações.
Para abrir a tela Movimentações, clique em Movimentações no painel de navegação.
Para obter mais informações, consulte Movimentações.
- Selecione a conta de caixa específica no primeiro filtro.
- Espere o OnBalance aplicar o filtro.
- Verifique o seu saldo no canto superior direito da tela.
Se o saldo for igual ao valor que você tem na sua conta de caixa, o seu saldo está validado. Se não for, você vai precisar auditar as movimentações listadas na tela até descobrir o que está faltando ou que não deveria ter sido inserido no OnBalance.
É muito importante realizar a análise acima antes de liberar os dados para o seu contador de modo a evitar os seguintes problemas.
- As informações financeiras que você adicionar após o período liberado não serão repassadas para o seu contador até a próxima liberação.
- Alterações nas informações financeiras dos períodos já liberados serão exportadas para o seu contador como notificações, exigindo que ele realize os mesmos ajustes nos dados da contabilidade para evitar erros nos documentos contábeis.